NOSSA HISTÓRIA


IDENTIFICAÇÃO
Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia
Endereço: Rua A, s/nº 2ª etapa de Castelo Branco
Telefone: 3309-5668 - telefax: 3305-7118
CEP: 41.322-225
Cnpj: 13.937.065/0001-00
Código da Sec: 1103344
Código do Inep: 29200024
Ideb de 2013: 2,9

 
O nome da escola advém da homenagem ao Professor Raymundo Nonato de Almeida Gouveia. Este era médico e foi Secretário de Saúde do Município de Salvador, atendendo às comunidades carentes. O Prof.° Raymundo Gouveia fez a opção de lecionar por gostar muito de Sociologia e conhecer bem as obras dos sociólogos e filósofos mais importantes da sua época, como também pela carência de docentes. Ele lecionou na Universidade Católica do Salvador, foi admirador do poeta Castro Alves e escreveu vários livros como: Musa Inspiradora, dentre outros.
A Escola Raymundo Nonato de Almeida Gouveia foi fundada para atender à comunidade do Conjunto Habitacional Castelo Branco, construída para funcionários públicos, em sua maioria policiais da Colônia de Férias Lafayete Coutinho, “ Pedra Preta”, na primeira etapa do bairro Castelo Branco. Inicialmente esta instituição educacional atendia alunos da 1ª à 4ª série do 1º grau. A partir do ano de 1985, gradativamente a escola foi deixando de ofertar vagas para as séries iniciais. Nesse ano não houve mais matrícula para a 1ª série. Em 1986 não matriculou mais alunos da 2ª série, em 1987 deixou de realizar matrículas para a 3ª série e em 1988 extinguiu por completo as séries iniciais regulares, permanecendo até o ano de 2002 a classe de educação especial. Em 2000, foi implantado o Programa de Regularização do Fluxo e o Curso de Aceleração para o turno noturno. Este último funcionou até o ano de 2004, quando iniciou a implantação do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. O Ensino Médio foi implantado em 2001.

O bairro de Castelo Branco tem aproximadamente 40 anos e sua 1ª Etapa teve origem a partir da construção da Colônia de Férias Lafayete Coutinho e em seguida do Conjunto Habitacional Castelo Branco. Ao longo dos anos, novas habitações populares foram construídas, formando-se as etapas seguintes. Segundo os profissionais da escola, hoje já se fala na 5ª Etapa de Castelo Branco. Nos últimos 10 anos várias invasões foram surgindo no entorno do bairro (as últimas etapas são constituídas de invasões urbanizadas).

A antiga escola primária Prof.º Raymundo Nonato de Almeida Gouveia foi aumentando o seu número de alunos na medida do crescimento do bairro onde se localiza e das comunidades circunvizinhas. Atualmente possui uma média de 2400 alunos oriundos das áreas de Castelo Branco, Cajazeiras, Águas Claras, Vila Canária, Dom Avelar, Pau da Lima e Sete de Abril.

Perfil da comunidade
A comunidade reúne alunos de Castelo Branco, Vila Canária, Águas Claras, Cajazeiras, Pau da Lima,  Sete de abril e adjacências. São pessoas de classe média a classe baixa, trabalhadores de diversos setores, principalmente, comércio, indústria, serviços públicos e serviços domésticos. Praticantes de catolicismo, protestantismo, candomblé, espiritismo  e ateísmo, com nível de escolaridade, em sua maioria, concluintes de ensino médio e alguns com nível superior.